“Vou pescar” [...] e naquela noite, nada apanharam. (João 21, 1-18)
Pedro vai pescar a noite e não apanha nada. Ele vai fazer o que sempre fez: pescar. É o momento dele repensar na própria vocação e no chamado que o Senhor fez. Essa noite de Pedro foi uma noite de teografia, da escrita de Deus no seu coração. Foi uma noite pra recordar as marcas e as coisas que ele fez e viveu com o Senhor.
Toda vez que nós revisitamos as marcas de Deus na nossa vida, - como fez Pedro - nunca sabemos o que iremos encontrar. Cada marca é como uma fonte de água que nós voltamos e nos reabastecemos.
Pedro passou a noite revisitando as marcas do Senhor na sua vida. O Senhor chamou ele para ser pescador de homens e naquele noite, ele deve ter recordado isso ao voltar a atividade de pescar. Afinal, esse chamado deve ter sido um momento especial. O que passou no coração de Pedro naquele dia do chamado e nesta noite de recordação?
O que cada marca revelou a Pedro, só Pedro sabe. Mas quando nós revisitamos as marcas de Deus em nossa vida, o que essas macas nos dizem e nos revelam? Para onde essas marcas nos conduzem hoje e qual é o chamado que o Senhor nos faz agora?
Não sabemos quais foram as marcas de Pedro, mas sabemos que foram marcas de Deus. E quando ele volta da pesca, daquela noite única de memórias, ele tem a confirmação das suas marcas. Ele vê o Senhor e este o recebe e o acolhe com um sorriso e uma refeição. Quanta alegria!
Pedro encontra aquele quem ama e quem o ama. Imaginemos, também, a alegria do Senhor de reencontrar os amigos e comer com eles. O Senhor os acolhe com uma refeição, um sorriso e com alegria. Não diz nada a não ser “vinde comer!”. É a alegria de estar com os amigos, conversando, comendo e rindo juntos.
Essa noite foi especial no coração de Pedro porque ele recordou a presença contínua, a fidelidade do Senhor na sua vida. Todos nós necessitamos de uma noite assim, uma noite de recordação da presença de Deus conosco pra seguirmos em frente, pra responder com alegria ao seu chamado.
Que a eucaristia que celebramos e recebemos nos dê sabedoria para discernir os caminhos do Senhor e coragem para vivê-los.
Comentários
Postar um comentário