Nós, como santo Inácio, somos peregrinos nos caminhos da vida. Caminhos que vamos percorrendo para construirmos uma relação familiar, profissional, eclesial, mais de acordo com o evangelho e o projeto de Jesus. Diante destes caminhos, somos provocados por Deus, a sermos mais honestos, mais justos, mais gentis, mais companheiros, mais solidários, mais fraternos, mais humanos, mais semelhantes à Jesus Cristo. É Deus mesmo que nos chama a conversão!
E ao escolhermos o percurso que mais nos conduz a Deus, que é aquele que mais nos faz humanos, estamos nos assemelhando ao Senhor vivendo uma experiência de conversão para Ele. É uma experiência fascinante de quem se entrega a partilhar da mesma missão de Jesus.
E uma dica pratica que nos auxilia nessa virada para o Senhor é o exame espiritual cotidiano, também, proposto por santo Inácio! Este exame purifica nosso coração, ilumina nossa mente e nos une a Deus! Ao final do dia, paremos um instante diante do Senhor, para recordar o nosso dia, examinando nossas ações e sentimentos, pedindo perdão à Deus por nossos erros, agradecendo a Ele por nossos acertos e pedindo a graça de permanecermos fiéis na busca da sua vontade. A conversão é um exercício diário de olharmos para Deus e o exame espiritual é, também, um exercício diário que nos ajuda a mantermos os olhos fixos no Senhor. É um exercício que devemos realizar todos os dias, porque cada dia é um passo adiante na nossa caminhada. Todos os dias temos que fazer a opção por Jesus, por seus ensinamentos e modo de proceder. Assim, entendemos que conversão é um caminho para Deus, que exige de nós, sempre, um passo a mais!
Fonte:
O exame de si mesmo. O autoconhecimento à luz dos Exercícios Espirituais. Adelson Araújo dos Santos. Edições Loyola. 2017.
Escritos de Santo Inácio. O relato do peregrino. Edições Loyola. 2016.
Escritos de Santo Inácio. Exercícios espirituais. Edições Loyola. 2006.
Publicado no Informativo Caminhando Juntos da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, Diocese de Santo André -SP, n. 147, março 2020.
Comentários
Postar um comentário