Pular para o conteúdo principal

Tsunami

A imagem do tsunami é uma imagem que ilustra nossas vivências. Às vezes, temos que recomeçar a nossa vida depois de um tsunami, isto é, depois da destruição. Tudo o que construímos já não existe mais. A única coisa que permanece conosco, depois deum evento como este, é a nossa história. Sim, a nossa história é o nosso único pertence, aquilo que não foi destruído e que trazemos conosco para recomeçar, em outro lugar, com outras pessoas, uma outra vida.
Por vezes, não é nada fácil, porque nossos referencias estão todos no passado, naquilo que se foi e não podemos nem mais tocar com nossas mãos. Não nos é mais possível ver e tocar o que materialmente se foi. Apenas sentir com nosso coração e com nossa memória.
Como numa página em branco, começamos de novo a escrever do nosso jeito nossos passos. Começamos do fim. Começamos do tsunami. Este é o evento que inicia nossa nova trajetória.
O que iremos encontrar, sentir, conhecer daí pra frente, não sabemos porque nada está escrito. Sabemos apenas que temos que dar nossos passos e que em cada passo vamos sentindo se estamos no caminho...
Há muitas coisas num tsunami. Há muitas narrativas que envolvem um evento como este. Do fim ao começo. Como é possível começar a partir da destruição? Começando. Não há receita e ninguém que nos diga o que fazer e como fazer. No interior do nosso coração, vamos intuindo o que fazer, e principalmente, escolhendo quem irá construir conosco nossa nova história. Porque alguns escreveram e morreram no tsunami. Outros permanecem vivos em nosso coração com suas marcas. E outros são novos escritores conosco desse novo episódio, momento, fase, etapa da nossa vida.
Tsunami. Quantos pensamentos e sentimentos despertados por um tsunami... Quanta realidade escondida que vem à tona com um tsunami. Quanto de nós mesmos e dos outros vem à tona com este acontecimento.
Neste acontecimento que destrói nós mesmos e que no nosso fim se diz tantas coisas de nós mesmos -  coisas que sempre estiveram aí e que agora, com nosso fim é que elas aparecem - há uma revelação. Ou seja, um tsunami não é apenas um evento de destruição-fim de vidas e construção-inicio de novas vidas, é também, e pode sê-lo, se assim, o acolhermos, como uma experiência de revelação. É semelhante a morte de um ente que no seu enterro se diz tantas coisas que nunca foram ditas em vida e que agora na morte são ditas. Essas coisas sempre estiveram aí, mas agora, com a morte é que elas aparecem.

Quanta realidade escondida...quanta descoberta de quem somos... quanta narrativa nesta imagem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma escuta respeitosa e amorosa

 "O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção". - Rubem Alves

Rio Grande do Sul...

 Manhã fria, manhã gelada,  O sol tá querendo dar as caras, Nessa sexta-feira, Alguns estados 38 °  Em outros estados uma aguaceira, Deus nos deixou a mais bela, natureza, Essas mudanças climáticas, É o homem na sua pobreza de não se preocupar, Consigo mesmo e a geração que vai chegar, Ruas, avenidas, inundadas, O rio entrou onde achou que era sua casa, Caminhão virado, Árvores em cima das casas, Um cavalo no telhado, Uma vaca no altar, Vidas perdidas e as famílias a chorar, O povo unido, o Brasil querido, De todos os cantos todo mundo sendo solidário e doando, A natureza, não avisa os seus planos, Mas os estudiosos estão sempre alertando, As autoridades, por um ouvido entra e aí mesmo no outro saí, Como se não estivesse escutando, Muita gente, defendendo e lutando, Oremos a Deus para os rios, irem baixando, As famílias possam ir voltando, Recomeçar não é fácil, Mas todo brasileiro e brasileira é guerreira e guerreiro nato, Impressionante a foto lá do alto, Água em todo o...

Encontrar Deus em todas as coisas

Certa tarde, eu estava aborrecido por causa de alguns problemas familiares, mas evitava falar sobre o assunto porque eles não estavam relacionados com a minha “vida espiritual”. David sentou-se em sua cadeira de balanço e me escutou atentamente. Depois de alguns minutos, ele disse: “Tem alguma coisa que você está me escondendo?” Eu admiti que andava preocupado com minha família, mas evitava falar sobre aquilo, pois achava que ali deveríamos conversar apenas sobre coisas espirituais . Ele retrucou: “Jim, tudo faz parte de sua vida espiritual. Você não pode colocar um pedaço de sua vida numa caixa, trancá-la numa estante e fingir que ela não está lá. Você tem que abrir essa caixa e confiar que Deus o ajudará a olhar para o que está dentro dela”. A imagem de David sempre me impressionou. Na espiritualidade inaciana não há nada que possa ser trancado e escondido. Não há nada a ser temido. Nada a ser deixado de lado. tudo pode ser aberto perante Deus. Martin, James. A sabedoria dos j...